domingo, 4 de abril de 2010

Novos Capítulos


Aquela corrente que carregava ao pescoço? Libertei-me. Aquele peso que transportava na coluna? Libertei-me. E a mala imaginária que arrastava para todo o lado? Agora deixo-a em casa todos os dias. Agora estou nua e é assim que vou ficar, é assim que me sinto mais livre: escolhi ficar assim, escolhi deixar a vida de antes e criar uma nova, desde o princípio.
Há dias na nossa vida em que deixamos de olhar para o momento seguinte e paramos num ponto decisivo. Nesse ponto só há duas opções: continuar a escrever na mesma página ou acrescentar um novo capítulo. Mas diga-se já de passagem que livros sem capítulos, sem mudanças de cenário, entradas de personagens e alterações no discurso não são lá muito apelativos. Contudo, acrescente-se também que para iniciar um novo capítulo são necessários recursos à parte. Para começar, precisa-se de mais papel, o que nem é muito mau, pior é a criatividade para o título, a mudança de tom que vamos ter de usar e o facto de não querermos parecer fúteis na nova etapa. E se quisermos ser mesmo originais, vamos precisar de outra caneta, com outra tinta, para continuar a escrever. Podemos alterar o tipo de letra, podemos pôr tudo a itálico ou a negrito, podemos fazer ilustrações. Tudo o que quisermos está ao nosso dispor.
Os livros são como as pessoas. Mas nas pessoas não são as canetas a escrever, são as experiências, e não se podem apagar ou riscar, às vezes não se podem sequer, escolher.

10 comentários:

  1. Identifiquei-me com o texto em cada frase que lia. Também me sinto nua, leve, sem bagagem emocional que sustento sofrimento, sem peso acrescentado ao meu próprio peso :)

    Quando temos a certeza que a escolha que fizemos é a mais acertada...a vida simplesmente fluí...e é tão doce e libertador!

    Viraste a página, agora é decorar a tua vida novamente, com novos contornos, novos tons, novas sensações, desejos e objectivos.

    Parabéns pela coragem que tiveste em seguir em frente, por não teres ficado presa no mesmo lugar. Tens garra!

    Que esse novo capítulo seja muito melhor que todos os outros que escreveste, com novas aprendizagens, novo fogo, novos momentos e emoções :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. "Há dias na nossa vida em que deixamos de olhar para o momento seguinte e paramos num ponto decisivo. Nesse ponto só há duas opções: continuar a escrever na mesma página ou acrescentar um novo capítulo. "

    porque deixar de olhar para o momento seguinte?
    porque não viver simplesmente?
    por norma os capítulos não são acrescentados por nós , por norma já estão escritos quando damos por eles.

    ResponderEliminar
  3. como eu disse "há dias". isto não acontece sempre, não passamos a vida a tomar este tipo de decisões, se passássemos, mau era. podes sempre continuar a viver, isso para mim é "escrever na mesma página".
    e quanto aos capítulos, bem, eu não acho que eles estejam escritos, pensar que já está tudo predestinado tira a piada toda ao acto "viver", nao achas? acredito que estejam já quase como que imaginados, nada mais, e mesmo assim, nessas "imaginações", eles têm sempre dois versos. depende de cada um escolher por qual caminho quer seguir, quais as frases que quer acrescentar nesses capítulos.

    podes saber o futuro, mas a partir desse momento, também vais ser capaz de o alterar.

    ResponderEliminar
  4. eu não disse que eles já estavam escritos, apenas disse que quando damos por eles , eles já passaram pura e simplesmente.
    o futuro nunca sabes.
    hoje estas a viver a tua vida com um sorriso nos lábios, e amanha já podes cá não estar, para viveres, a tua história, porque no fundo, todos temos uma história, que vamos fazendo e vivendo, a cada minuto que passa.

    ResponderEliminar
  5. exacto, nunca sabes o futuro, e qualquer tentativa para o adivinhares sai furada.
    nem mais nem menos, uma história, tudo se baseia nisso, nas histórias uns dos outros e nos pontos em comum que as histórias têm, que são muitos, muitos mesmo.

    ResponderEliminar
  6. são mesmo muitos. e quando muitas vezes menos estamos a espera, mais depressa acontecem coisas que nos surpreendem e nos mudam enquanto pessoa

    ResponderEliminar
  7. e eu que o diga, nos dias em que menos estou à espera, naqueles em que até estou bem disposta, em que acordo a pensar que vou ter um dia calmo e decente, pronto, são os dias mais determinantes de todos.

    ResponderEliminar
  8. gostei mesmo !
    vou seguir *.*
    beijinho «3

    ResponderEliminar
  9. enquanto existe alguém é mesmo tudo perfeito *.*
    e todas nós mereciamos sempre assim esses momentos perfeitos, SEMPRE (:

    ResponderEliminar
  10. enquanto existe alguém é mesmo tudo perfeito *.*
    e todas nós mereciamos sempre assim esses momentos perfeitos, SEMPRE (:

    ResponderEliminar