domingo, 4 de abril de 2010

Melhores

“Even though we've changed and we're all finding our own place in the world, we all know that when the tears fall or the smile spreads across our face, we'll come to each other because no matter where this crazy world takes us, nothing will ever change so much to the point where we're not all still friends.”



Há coisas que não se esquecem, momentos que ficam para a história e pessoas para os acompanhar. Há pessoas e pessoas: aquelas que visitam a nossa vida periodicamente, perguntam "Tudo bem? Já não sabia nada de ti há algum tempo..." e depois voltam a desaparecer por etapas; aquelas que passam uma vez, acendem as velas do nosso quarto, iluminam o nosso caminho, mas apagam-no de seguida, sem darem tempo para descobrir a essência delas mesmas; aquelas que passam e nem sequer chegam a acender as velas; as mais constrangedoras, que passam, acendem as velas, iluminam, apagam as velas, acendem de novo, voltam a apagar, deitam-se na cama, mexem nas nossas gavetas e de súbito, levantam-se, abrem a porta e saem da casa sem se despedirem; e as melhores, que entram em casa, mexem nas gavetas, esvaziam o nosso frigorífico, chamam "mãe" à nossa própria mãe e, mesmo quando lhes dizemos "Sai!" insistem em ficar e ainda têm a lata de dizerem barbaridades do género "É para o teu próprio bem". Eu, sinceramente, ainda estou para perceber porque é que somos tão rudes com estas últimas, porque é que às vezes não lhes ligamos nenhuma e as ignoramos por completo, e mesmo assim, não saem de lá de casa. Torna-se impressionante, pois aconteça o que acontecer, passe o tempo que passar, e mesmo que a casa mude de sítio, mais que uma vez, aumentando a distância, mesmo que as possibilidades e ocasiões sejam de desânimo e nada propícias, essas pessoas continuarão a encher a casa, mesmo sem estarem presentes nela.
Pela minha vida já passaram todos estes tipos de pessoas, só lamento piamente que só ultimamente tenha aprendido a agradecer àquelas que me dizem "Não, eu não saio daqui, isto é para o teu bem".

11 comentários:

  1. amigos , palavra que tanto se gosta de ouvir, mas que cada vez é mais difícil de encontrar.
    gosto de pensar que esses amigos não se fazem, encontram-se, são pessoas que nos marcam e em quem podemos confiar.

    ResponderEliminar
  2. Encontram-se, crescem, fazem-te crescer, vão contra as tuas ideias e contra as ideias deles, mas no fim da história, vão-te pôr a ti no número um da lista de prioridades. Amigos assim só tenho um, e demorou para descobrir*

    ResponderEliminar
  3. amigos?existem poucos,conhecidos imensos,são milhares.
    é preciso andar c os olhos bem abertos,sempre;)
    tu és minha,minha amiga,tenho a certezaaaaaaaa!

    ResponderEliminar
  4. visão muito periférica do que é ter um amigo, maneira de ver o mundo muito abstracta que te faz viver numa coisa, que na realidade é outra. talvez quando começares a viver mais a vida sem ter que ter os teus amigos contigo, ou sem teres o contacto de outrora, entendas o que eu quero dizer.

    ResponderEliminar
  5. é verdade, a visão é mesmo muito periférica, mas como nunca me canso de dizer: é quase impossível descrever as coisas exactamente como elas são sem esquecer pelo menos um que seja dos pequenos grandes pormenores. mas tens toda a razão, ainda tenho muito para viver, mas quando precisar mesmo de viver sem ter esses amigos comigo, ou melhor, quando eles estiverem ainda mais distantes de mim do que já estão neste momento, vou ter sempre a esperança de que a ligação entre nós continue.

    e é claro que amigos destes não estão por aí largados no chão, eu pelo menos só tenho um assim, e custou muito perceber que ele o era, efectivamente :)

    ResponderEliminar
  6. por vezes tens as pessoas que melhor te querem, muito mas mesmo muito perto de ti.
    a mim a vida ultimamente tem-me ensinado a viver como se não houvesse amanhã, e é isso que tento fazer, ainda que ninguém compreenda, e isso faço com os meus amigos , pois eu não tenho medo de chamar amigos a quem me dá a mão quando eu preciso. por isso te digo que embora possas estar distante dessa pessoa, pensa que os verdadeiros amigos , nunca te esqueçem .

    ResponderEliminar
  7. tens toda a razão, mas é claro que ao falar de alguns amigos e dar mais "valor" a uns do que a outros, não lhes quero tirar o mérito. não duvido de que todos se preocupem, todos se interessem, mas é como digo, há amigos e amigos, e são todos diferentes, há amigos de ocasião, amigos de todos os dias, amigos só por uma vez, etc.
    acho que é mesmo o melhor que tens a fazer, viver a vida como se tudo fosse acabar amanhã, aproveitar tudo. eu gostava mesmo de ser capaz disso, mas ultimamente, pr'alem de me ser muito dificil confiar nas pessoas, penso demasiado no que faço, estou à espera de um "alerta", qualquer coisa que me acorde e me faça ser assim também.

    nós conhecemo-nos ou algo do género? x)

    ResponderEliminar
  8. talvez esse ultimamente de que falas, esteja e adquirir demasiada importância na tua vida .
    confiar nas pessoas ?
    duvido muito que não tenhas pessoas em quem possas confiar.
    não penses nas coisas como um etapa muito difícil de alcançar, só não consegues , quando não queres .

    porque achas que nos conhecemos ?

    ResponderEliminar
  9. não está a adquirir, já adquiriu, que é diferente. há coisas que não se esquecem, e nesse aspecto, eu nunca esqueço nada.
    também não estou a dizer que não tenha, tenho, muitas, mas se calhar essas muitas não são aquelas que eu queria que fossem.
    e é exactamente isso que tento dizer, depende de nós, basta querer.

    não sei, falas como se soubesses de tudo o que se passa/passou, é estranho.

    ResponderEliminar
  10. se adquiriu, cabe-te a ti retirar qualquer interessa disso, e deixares de lhe dar valor.se pudesses escolher as pessoas em quem podes confiar, irias ver que , muitas surpresas , e algumas desagradáveis iriam acontecer-te.


    não sei do que se passou, mas tento deduzir.
    sou uma pessoa que só te quer bem, e mais não te digo, caso contrário não assinava com anónimo.

    ResponderEliminar
  11. exacto, agora é a minha vez de tirar as ilacções do que aconteceu, e mais nada posso fazer, é esta a fase de mudança de que normalmente falo.
    se pudesse escolher, acho que ia ter de mudar as pessoas em si para ter a certeza que podia confiar nelas, mas não posso nem quero fazer isso, cada um é como é e se não fossem assim, se calhar se eu confiasse, iam todos perder o encanto que lhes dou.

    ok, respeito, e obrigada já agora.

    ResponderEliminar