quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Frágeis

Um impasse. A fragilização inconstante das palavras monótonas e magnetizadas, uma deteorização surreal dos suburbanos, na complacência desmedida em que nos deslocamos. E se tudo o que conhecemos hoje, tal e qual como se aparenta ser, mudar, de um dia para o outro? E se cada significado construtivo se destruir contraditoriamente ao que idealizamos? Doloroso é porém habitar no segredo dos “ses” e “mas” que revitalizam as dúvidas e nos apoquentam as inseguranças dos riscos que traçamos.
As palavras são cada vez mais um sinónimo de medo. Não só pela sua agressividade do tempo, ou pela forma como matam silenciosamente, mas sim pela manutenção coerente que requerem, como um carro, pela verbalização motivada que imploram, pelo sentimento violento que interrogam. As palavras são como as ilusões de óptica: têm sempre uma multiplicidade complexa de pontos de vista, os quais nunca sabemos se são, de facto, reais.
Um impulso. Uma verdade que não é verdade, um súbito raiar e um célere movimento transtornado. Mas, e o que acontece quando nos apercebemos de que a própria verdade já caiu em desuso? Existem os cépticos, ou os dogmáticos. Os crentes, os ateus, os agnósticos. Existe o plausível, o provável, existe sobretudo, aquilo que é biodegradável. Existem sempre dois ou mais cumes, entre os quais é quase impossível deliberar.
Assim, as palavras quebram, as letras ficam gastas, no papel de quem as escreve, na língua de quem as cita, nos ouvidos de quem as absorve. As traduções são agora pouco verosímeis e atraiçoam-nos em qualquer momento. As interpretações são delicadas e por vezes manipuladas por quem as faz.
Já não somos o que éramos, e apesar de ninguém mudar nunca, estamos num carrossel fixo.

4 comentários:

  1. As coisas acabam por mudar, sempre. E as pessoas também, de uma forma ou de outra.

    Adoro a maneira como escreves, e a primeira música da tua playlist é das minhas favoritas :)

    ResponderEliminar
  2. "Invadi" o teu espaço mas não me arrependi.
    Adorei tudo o que li, simplesmente fantástico :)

    ResponderEliminar