quarta-feira, 9 de junho de 2010

Generalizar

Estou cansada de histórias de amor, de amar, de gostar, de uma maneira esteriotipada que todos pensam estar correcta. Pura e simplesmente por acharem que aquela é a maneira mais certa de gostar. Mas gostar não tem sequer uma gota de pensar. Gostar não tem nexo, não tem lógica, sentido. Não se gosta uma vez por semana, nem até às onze da noite, não se gosta no campo ou na cidade. Gosta-se, unicamente, sem lugares, sem horas, sem dias, sem compromissos marcados. Gostar é apenas uma submissão do inconsciente a um misto de sentimentos atrelados que não se explicam nem se fazem explicar.
Argumentos e justificações são irremediavelmente dispensáveis neste assunto. Só tentamos arranjá-los precisamente por odiarmos francamente a ideia de não termos controlo sobre aquilo que sentimos. Tudo aquilo que não podemos adiar ou segurar na palma das mãos é negado e arrebatado, na esperança de conseguir mudar os factos que são, por si só, imutáveis.
O amor pode ser mesmo assim. Diferente de todos, irreverente, sendo cada caso cada vez mais original que o seu anterior. Mas o sentimento em si, só cada um sabe o quanto ele se aproxima ou não de uma verdade individual, que não deve ser generalizada, como se de uma premissa universal se tratasse. Essa verdade, tão puritana e tão débil, não se copia, não se divide, ninguém a leva e ninguém a traz. Cada um tem de a descobrir, de lhe tirar o lençol do medo de cima, sozinho.

4 comentários:

  1. concordo contigo também estou farto destas histórias de amor que por vezes acabam sem nós sabermos e sem termos sequer tempo para o partilhar :S
    bjs

    ResponderEliminar
  2. o problema nao esta necessariamente em acabarem. o problema esta na maneira como se desenvolvem, na ideia que as pessoas tem dessa historia e que elas proprias desconhecem, depois acabam por generalizar e obter uma ideia errada. se todos generalizassemos assim, como ja é costume, nao havia novidade nas historias. isso sim leva ao fim das mesmas.
    beijinhos junio, e ate ja

    ResponderEliminar
  3. Cada um tem de a descobrir, de lhe tirar o lençol do medo de cima, sozinho.

    O final perfeito!
    Nao percas a força, ainda pra mais comigo sempre ao teu lado :p um beijo*

    ResponderEliminar
  4. há maneiras e maneiras de gostar, mas há quem namore anos e anos com uma pessoa e quando acabam essa história, acabam com tudo, e esquecem-se que por de trás de um amor, está sempre uma grande amizade, e não dão valor a isso e deixam de se falar, simplesmente passam um pelo outro na rua e parecem completos desconhecidos, aliás se o amor for verdadeiro fica para sempre. Amar não significa andar as beijos todos os dias ou coisas assim, há imensas maneiras de amar/gostar. Amo-te ju:)

    ResponderEliminar