domingo, 13 de junho de 2010

Caminhos

Caminhos. Caminhos que cada um toma no percurso letal da morte. Tudo o que nasce, morre, logo, a vida é consequentemente a morte implícita do próprio ser. Alguém dizia um dia que todas as acções são feitas com um fim à vista, com uma miragem final que justifica todos os meios usados. Analisando assim, a vida não passa de um meio, que começa no nascimento e tem meta na morte, que corta todos os males e todos os pecados cruzados e trilhados. Não explica mas finaliza, e é, portanto, uma justificação inata.
O percurso trilhado, esse sim é decisivo na morte tomada, na hora, no local e no acto de chegada do nosso novo ponto de partida. O implacável ser que concretizamos deve ser o único capaz de deliberar acertadamente acerca do caminho a escolher. Quer se escolha o caminho de pedras, o caminho de areia, o caminho marítimo, o caminho do alcatrão, quer se estagne num qualquer cimento sem saber o próximo trecho, quer se monte tenda numa encruzilhada mortífera. Daí nunca se poder julgar sobre o caminho que cada um escolhe, pois, claramente, cada um saberá julgar o seu próprio caminho. Cada um será dono e senhor dos seus passos, sabendo sentar-se na tribuna a olhar a sua própria dor e renúncia. Uma coisa será sem dúvida tu achares que estás no caminho certo, outra coisa é estancares no teu caminho a mirar as passadas de outrem, achando que esse tal está errado, pois o teu caminho é o único com saída.
Mas os caminhos são diferentes, não fossem assim existir duas ruas que terminam no mesmo ponto. A coragem, essa sim destina os passos errados que são percutidos. É preciso essa bravura de alma para impregnar o corpo nas derrotas, nos desânimos, nas decepções, nas angústias que se passam a transportar enquanto se prossegue a caminhada. As alegrias vêm no bolso, pequenas e desatinadas, apenas para arrastarem o ânimo que vem de reboque, enquanto que as misérias e as dores são levadas nas costas, doloridas e concentradas, especiosas ferramentas que anunciam a estrada subsequente.

3 comentários:

  1. Joana, adoro a maneira que escreves :)

    O teu blog, está lindo!

    ResponderEliminar
  2. Em termos de actores ? xD O segundo filme, meu deus, nem é bom pensar xD Jacoooob :D
    Eu também espero que valha a pena, também me pareceu que ia ser bom (:
    Como correu o exame ? :o

    ResponderEliminar
  3. Eu sei que não te estavas a referir aos abdominais do Jacob, mas afinal, eles apareceram, por alguma coisa foi xD Devias ter visto, quando foi aquela cena em que ele apareceu com o novo corte de cabelo e sem camisola, as miúdas passaram-se todas xD Começaram aos berros e uma ao meu lado disse assim: aii , que homem ! Eu parti-me toda xD
    Ainda bem :o Achas que vais ter boa nota ? :D

    ResponderEliminar