sábado, 19 de junho de 2010

Em homenagem

Digo desde já que para mim, o Memorial ficou órfão. A partir de um homem que era ateu e comunista, até um escritor que talvez não o fosse tanto como afirmava, mas que primava no seu carácter visionário e vanguardista. Não digo foi, porque ainda o é, vai sempre ser, como tal: é sem dúvida um dos melhores, senão o melhor, autor português, que ousou carregar às costas a língua portuguesa até lugares que seriam provavelmente inimagináveis. Começando na coragem e irreverência, terminando na criatividade e mentalidade, acho que a melhor homenagem que se pode fazer a alguém assim é continuar a citar os seus quadros de letras.
"Não digamos, Amanhã farei, porque o mais certo é estarmos cansados amanhã, digamos antes, Depois de amanhã, sempre teremos um dia de intervalo para mudar de opinião e projecto, porém ainda mais prudente seria dizer, um dia deciderei quando será o dia de dizer depois de amanhã, e talvez um dia preciso, se a morte definidora vier antes desobrigar-me do compromisso, que essa, sim, é a pior coisa do mundo, o compromisso, liberdade que a nós próprios negámos..." 
 José Saramago

5 comentários:

  1. Não poderias dizer melhor. Concordo plenamente. *

    ResponderEliminar
  2. Eu acho qeu há coisas que simplesmente nao dão para entender e nos temos que limitar a aceitar. E, para mim, fechar os olhos, não dá. Não me sinto bem com isso.

    ResponderEliminar
  3. Desculpa ter escrito em anónimo, não sei como fiz aquilo -.-'

    Eu não consigo esquecer. Fica-me entalado cá dentro. Mas era tão bom conseguir. Conseguir fugir, conseguir escapar e fechar os olhos por um bom bocado e não ter de pensar nas coisas que me tiram o sono à noite.
    Nisso tens razão, é muito difícil aceitar uma coisa que não tem explicação, ou então que para um lado tem, mas para o nosso não. E temos de ser muito fortes, quando a verdade é dura e cruel. Mas, apesar de tudo, é a verdade. E é sempre melhor ouvi-la do que nos desenharem algo que não é real.
    p.s. Já tive momentos em que não sabiao que era pior.

    ResponderEliminar
  4. Só vi agora o teu blog (fail). Tens uma escrita tão fluída :) gostei.

    ResponderEliminar
  5. Por fim, fica a memória da sua completa existência.

    =)

    ResponderEliminar